Solução para enchentes na Região Centro-Oeste

As recorrentes enchentes na região das praças Hélio Augusto de Souza, no Jd. das Indústrias e Pastor Manoel Pereira, no Jd. Alvorada, são problemas que realmente demandam atenção por parte da prefeitura e inclusive já possuem uma determinação por parte do Ministério Público neste sentido.
Historicamente, existia o antigo “Valetão da Vergonha”, que era um canal a céu aberto responsável pela drenagem das águas pluviais dos referidos bairros. Além do mal cheiro após o período de seca, quando vinham as primeiras chuvas, ratos e animais peçonhentos invadiam as casas dos residentes. Por essas razões o “Valetão” foi canalizado no governo do prefeito Emanuel Fernandes.
A partir da canalização o problema começou, tanto pelo subdimensionamento das tubulações, que não dão conta da vazão, quanto por problemas de nivelamento e possíveis entupimentos. Este problema agravou-se ainda mais com a construção da marginal da Rodovia Presidente Dutra, da altura do Carrefour até o Viaduto da Johnson, que passou a lançar as suas águas de chuvas também na área.
Um projeto de construção de um piscinão foi descartado pelos moradores em plebiscito realizado na última administração municipal, pois descaracterizaria completamente a Praça Hélio Augusto de Souza.
Somente um projeto de macrodrenagem eficiente resolverá este problema. Temos conversado com a atual administração e cobrado uma solução definitiva, uma vez que casas são invadidas pelas águas, pessoas perdem seus pertences e têm a possibilidade de contrair doenças.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *